sábado, 16 de fevereiro de 2013

Gloria Perez  Rede Globo 



Mulher simples, inteligente, humilde, sincera, amiga, objetiva, simpática, extrovertida, mulher de virtudes enfim mulher grande valor


Favor visite sites oficiais da Gloria Perez

Facebook: https://www.facebook.com/gloria.perez.338?fref=ts
Blog        : http://gloriaperez.com.br/processos-outros/danos-morais/ & http://gloriaperez.com.br/
Twitter    : https://twitter.com/gloriafperez
Salve Jorge Oficial : http://tvg.globo.com/novelas/salve-jorge/index.html


Entrevista Hugo Gloss : http://www.hugogloss.com/tv/entrevista-gloria-perez/



#GlossyTV – De frente com Glória Perez

Ela é mãe da Jade, do Raj, da Maya, do Albieri (por incrível que pareça), da Sol, da Lala Nazira e até do Tio Ali….
Ela nos ensinou que inshalá significa “muito ouro”, que “tudo está escrito” é maktub (O Dourado do BBB até tatuou, rs) e deixou todo mundo com medo de arder no mármore do inferno e de levar chibatadas na medina…! Coragem!
Ultimamente, ela tem deixado uma galera #chatiada e um pessoal louco da vida sem saber o que vai ser da Morena, do bonde das traficadas da Turquia e da gangue da Wanda e do Livião…
Sim, amados! Vamos estrear esse blog com nada mais nada menos que Glória Perez, a autora de Salve Jorge! Glória foi muito gentil comigo e arrumou um tempo na sua agenda megadisputada  (ela escreve a novela sozinha) para responder umas perguntinhas que eu sempre quis fazer. Sim, eu tomei alguns “Vráss” na cara, mas todo curioso  que se preze tem que perguntar sabendo que está colocando o nariz pra jogo, né? Não me arrependo de ter me sacrificado em nome de todos os noveleiros do Brasil! Tentei conseguir algumas novidades sobre a novela, mas ela é quase a delegada Helô: dura na queda! Enjoy! Allah Allah! #ContaTudoMorena
HG – Em tempos de redes sociais, todo mundo vira crítico. Você é superativa nas suas redes e, consequentemente, recebe feedback em tempo real de todas as cenas. Isso tem alguma influência no seu trabalho? Ler tweets que criticam a novela não te incomoda?
Glória Perez – Sou do tempo da BBS, e Explode Coração foi a primeira novela interativa, pensada com base na experiência vivenciada ali e desenvolvida em contato direto com as reações daquele público. Claro, a amostragem era infinitamente menor, mas minha intimidade com essa espécie de diálogo é antiga. A amplitude que as redes sociais tomaram hoje dá margem a muita manipulação, com fakes, trolls, flashmobs, etc. Então o feedback que vem desse universo precisa ser interpretado com o devido cuidado. Há que saber selecionar, diferenciar o que é crítica honesta do que é perseguição e molecagem.
Há um preço a pagar quando se pensa à frente, e eu venho pagando com muito gosto, ao longo da minha carreira. Aliás, nesse terreno, tenho um baú de piadas, mas a melhor delas é mesmo a batalha dos “críticos” contra a internet. Virei a piada da hora por contar, em 1997, uma história em que um computador falava com outro. Pois é…

HG – A morte da Jéssica foi um dos momentos mais aguardados da novela. Por que você escolheu a morte com aquela seringa? Foi baseada em fatos reais? Teve alguma influência do seriado Dexter?
Glória Perez – Até foi baseada em fato real, mas não precisaria ser. Às vezes leio umas observações assim e me pergunto: por que raios quem não gosta de ficção assiste a novelas? Tenho preguiça de certos comentários do tipo: “todo mundo fala português na Turquia”, só pra dar um exemplo. Da mesma forma como todas as personagens brasileiras, do Nordeste ao Leblon, falam árabe, inglês, hindi, enfim, a língua do local onde a novela esteja sendo exibida.
Voltando à Jéssica, a seringa é muito utilizada por essas máfias: a pessoa morre de overdose, então o ato de injetar aquela quantidade letal pode ser atribuída a ela própria. Bem mais seguro do que recorrer a outro tipo de arma.

HG – Recentemente a revista VEJA publicou uma nota dizendo que Salve Jorge possui no elenco as chamadas “Orelhas de Luxo”, atores e atrizes que só servem para ouvir os reclames dos protagonistas e que seriam subaproveitados. Você acha que eles têm razão?
Glória Perez – Quando a crítica é publicada antes da estreia, não dá pra levar a sério. Fica tão claro, não fica?

HG – Você acha o Theo o cara perfeito? Ele não é um pouco retrógrado e machista? E ainda mora com a mãe, gente! Não há a chance de aparecer um novo boy pra disputar a Morena com ele? 
Glória Perez - Ele é um militar padrão e foi criado pra assim ser. É preciso aceitar que nem todo mundo é da tchurma, existem modos de ser e de viver a vida diferentes daqueles que dominam nos points de São Paulo e Rio! Tenho sempre batido nessa tecla em todos os meus trabalhos, incentivando a aceitação da diferença. Sim, do ponto de vista de um pessoal mais descolado, o Theo é certinho demais. Do ponto de vista do Theo, os descolados também não correspondem à imagem bacana que fazem de si próprios. E daí? O mundo tem lugar para todos, e o mundo definitivamente não é do tamanho do nosso umbigo, ainda que muita gente não consiga enxergar além desse limite.

HG – Agora que a Jéssica morreu, só a Valesca, Morena e Rosângela vão ter fala no núcleo das traficadas? Precisamos de novas integrantes. Alguma chance de mais gente do elenco ser traficada? Tenho várias sugestões: Márcia, Lurdinha, Maria Vanúbia…
Glória Perez - Não, não… O desenrolar da trama não precisa disso.

HG – O que tanto a delegada compra, pelo amor de Deus. É meu sonho saber. Ela nunca abre mesmo? Ela tem aquela doença do acúmulo? Você pretende explorar isso? Podia fazer um bazar com as coisas dela #BazarDaDelegada, né?
Glória Perez - É uma característica da personagem que não será aprofundada necessariamente. Ela tem compulsão por compras. Quem tem esse problema compra qualquer coisa, não importa o objeto adquirido, a satisfação está no ato de comprar. Geralmente essas pessoas nem desembrulham o que compram.

HG – É verdade que na Turquia até as cavernas tem Wi-Fi melhor que a do Brasil, ou isso você inventou?
Glória Perez - Claro que é verdade! Hotéis que se incluem entre os mais luxuosos do mundo estão localizados em cavernas, e não só na Turquia. Caverna ali é moradia: existem as simples e as luxuosas, da mesma forma que casas e apartamentos entre nós.

HG – Wanda e Lívia são amigas, ou podemos esperar que uma se volte contra a outra no futuro? Qual a história das duas? Você poderia contar ao menos como elas se conheceram… Haverá um flashback contando como a quadrilha começou?
Glória Perez - Não sei te dizer ainda.

HG – Várias seguidoras me twittam dizendo que acham o Russo um gato e que têm um tesãozinho nele. Você pensou nele com esse sex appeal?
Glória Perez - É verdade, eu recebo muitas demonstrações de encantamento explícito pelo Russo, pelos modos do Russo até. Bem… tem gosto pra tudo, não é? Sorte a dele!

HG – A Morena já fez programa? Nunca apareceu…
Glória Perez - Nem precisa, não é? Está implícito. Esse é um tema muito forte, muito duro, tenho que ter muito cuidado com a maneira de contar, para que esteja adequado às limitações de uma novela.

HG – Wanda virou uma grande vilã, mas percebo momentos de conflito e humanidade nela. Ela esconde algum segredo? Tipo um filho, sei lá…
Glória Perez - Conflito na Wanda? Onde você viu isso????? Bem… Ela é humana, é uma psicopata, e os psicopatas são uma possibilidade do humano. O que não quer dizer que tenham sentimentos humanitários.

HG – O dinheiro da Lívia vem todo do Tráfico? Porque ela é famosa, né? Ela trafica por prazer?
Glória Perez - O dinheiro dela vem do tráfico, claro. Ela tem a fachada, e o que a faz famosa é a fachada. É claro que essa máfia é muito ampla, envolve conexões internacionais e nacionais, inclusive. Mas está sendo mostrada através dessas personagens apenas. A função da novela é unicamente contar uma história que é ficção, mas dá visibilidade a uma modalidade de crime muito cruel e que se torna cada dia mais rentável pela dificuldade que as pessoas têm de acreditar que ela exista. A função de demonstrar essa amplitude e como a coisa funciona na vida real seria do jornalismo.

HG – Você já sabe o fim da novela?
Glória Perez - Tenho uma ideia, mas novela é obra aberta, as personagens vão ganhando vida própria e fazendo coisas que, muitas vezes, se desviam do que foi pensado antes para elas.

Memes Salve Jorge

READ FULL STORY • COMMENTS { 0 }
Unknown

Desenhando

wandaUnknown
De vez em quando eu seleciono algumas dúvidas do pessoal da rede para esclarecer aqui. Vai mais uma:
-porque Morena veio ao Brasil trazendo drogas num vôo comercial e voltou de jatinho?
Ela veio num vôo comercial porque a finalidade de sua vinda ao Brasil não foi trazer drogas, foi prestar depoimento num processo sobre a investigação da câmera de vigilância instalada no escritório de Stenio. Logo, tinha que desembarcar como todo mundo, porque estava sendo esperada no aeroporto. A quadrilha aproveitou a oportunidade para mandar a droga com ela.
E voltou de jatinho porque voltou sequestrada: seria impensável metê-la num vôo comercial nessas condições!
Quanto à capacidade do jatinho de chegar a Turquia, acho que todos já ouviram falar em pistas clandestinas: as máfias usam e abusam.
READ FULL STORY • COMMENTS { 4 }

Ana Lucia- fala uma traficada

Esse é um trecho de depoimento gravado com câmera de mão, durante a minha pesquisa. A qualidade do video é ruim, mas interessa a mensagem. Semana passada, emocionada com a cena da morte da Jessica, Ana Lucia resolveu gravar para a novela um depoimento que foi ao ar hoje.
Ela foi traficada para Israel em 1998. Numa situação financeira difícil, com filhos pequenos e desempregada, aceitou uma proposta de emprego para trabalhar durante 8 meses numa lanchonete, em Israel.
O salário, 1.200 dólares  -mais as gorjetas, prometia a aliciadora que ela e a amiga Kelly conheceram num pagode.Atraídas pela possibilidade de uma melhoria de vida que lhes garantisse o futuro, elas foram: não havia nenhuma pizzaria -era prostituição.
Tomaram seus passaportes e as mantiveram em cárcere privado, sob ameaças.
Numa operaçao conjunta da Policia Federal brasileira com o governo de Israel,o local foi invadido.A operação resgatou Ana Lucia. mas Kelly foi morta exatamente como Jessica: com uma seringa. Injetaram droga em seu pescoço e largaram seu corpo num beco, nu e com o passaporte em cima
READ FULL STORY • COMMENTS { 11 }
image

Salve Jorge: memes

Livia. marini - memeimage
READ FULL STORY • COMMENTS { 0 }
image

Dura Lex Sed Lex

image
Mais uma do meu arquivo. É uma sentença proferida pelo juiz  da província de Sergipe, num caso de tentativa de estupro. Como diria dona Jura -né brinquedo não!  
O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant’Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de tocaia em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazera lume, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará.
Elle não conseguiu matrimônio porque ella gritou e veio em assucare della Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leises que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágiodo sucesso faz prova.
  CONSIDERO  
que o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ella e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana; que o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas; que Manoel Duda é um sujeito perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan está metendo medo até nos homens.
CONDENO  
o cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa. Nomeio carrasco o carcereiro.
Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.  Manoel Fernandes dos Santos Juiz de Direito   Vila de Porto da Folha (Sergipe) 15 de outubro de 1833
 
Fonte: Instituto Histórico de Alagoas

READ FULL STORY • COMMENTS { 2 }
fuga

Respondendo aos curiosos

fugaAlgumas pessoas escrevem perguntando a respeito da fuga de Morena e Jessica pelo ar condicionado: porque Morena passou tão fácil e Jessica ficou entalada? Como é possível que a curiosidade seja de mais gente, resolvi responder aqui.
Quem me contou os detalhes dessa fuga foi a Bibi Perigosa, ex do Barão do pó da Rocinha, que escapou espetacularmente de Bangu 1 exatamente dessa maneira.
Sendo pequeno o buraco do ar condicionado, o famoso Barão do pó teve que ter a ajuda dos amigos, uma vez que tinha de passar com as mãos coladas no corpo. Os outros ocupantes da cela o empurravam, até que ele pudesse liberar as mãos.
Por isso Morena passou mais rápido: Jessica empurrava seu corpo. Quando foi sua vez, Morena só podia ajuda-la de modo mais complicado -puxando pelos ombros.
Capisco?

READ FULL STORY • COMMENTS { 16 }
Missa

Pra sempre é muito tempo…


READ FULL STORY • COMMENTS { 15 }
Screen Shot 2012-12-20 at 18.30.10

Salve Jorge: mais repercussão lá fora

Agora o convite vem da Austria. Vejam:
Prezada Gloria Perez,
Temos um trabalho focado na educação, cultura e integração social em assistencia a comunidade Brasileira em Viena, Austria. Temos o CIMIBE, Comitê Internacional de Apoio a Mulheres Brasileiras no Exterior.
A nossa prioridade é a mulher, e o combate contra a violência doméstica e turismo sexual. Venho acompanhando a novela Salve Jorge e sei que sua presença será muito importante diante da comunidade e autoridade austríaca, Brasileira presente na Austria.
Venho por meio desta formalizar o convite a sua pessoa para participar do painel de Gênero, proferindo palestra sobre o papel da novela Salve Jorge e contribuição social da mesma em prol de consciêntizar o Governo Brasileiro
Na certeza de contar com seu apoio.
Queila Rosa
READ FULL STORY • COMMENTS { 7 }

Mau jornalismo

Mustafa Goktepe dirige o Centro Cultural Brasil-Turquia em São Paulo e tem sido um parceiro e tanto para Salve Jorge.
Ingenuamente,  procurado pela revista VEJA, caiu na cilada daquelas entrevistas que o reporter traz pronta, e só precisa do encontro para colher uma aspa que legitime idéias que são dele, e não do entrevistado.
Mustafa me escreveu indignado, repassando a carta de protesto que fez para a revista! E eu repasso pra vocês.
Coisa feia, gente!
Caro Ricky da Veja Sao Paulo,
 Depois de ler a reportagem no Terraço Paulistano na revista Veja Sao Paulo desta semana, achei que é necessário enviar esta nota de esclarecimento. 
 
Acredito que tenha gravado a conversa, pode escutar novamente que em nenhum momento eu disse algo de crítico sobre a autora da novela. Eu disse que, por se tratar de uma novela e não um documentário ou um programa turístico de apresentação de países, não tínhamos expectativa de propaganda ou divulgação direta de nosso país. Isso não deveria ser interpretado como a autora, Gloria Perez, apresentaria coisas diferentemente da realidade. 
 
Também não disse que dei aula para o elenco. Disse que estivemos no workshop, visitamos a equipe na Capadocia, visitamos os cenários e gostamos muito da semelhança com os originais e enviamos algumas expressões de idioma e dicas sobre cultura. Tivemos algumas reuniões com Sra. Gloria e a equipe.
Eu falei dezenas de coisas que elogiavam a novela, filmagens maravilhosas da Turquia nas lentes das câmeras da Globo, expressões e cenários. Também critiquei alguns pontos, como quebra de garrafa, a não-concordância do protagonista com nome da novela e apresentação parcial da cultura apenas através de duas famílias bem distintas.
 
Lendo a reportagem, dá idéia de eu não ter falado nada positivo. Parece-me terem sido escolhidas as poucas partes de criticas e não o modo geral da minha entrevista, que foi muito mais positiva.
 
Eu compreendo que o espaço é pequeno e que podem usar uma parte da conversa na revista. Mas isso não justifica a seleção parcial da conversa, limitada com criticas e não falar nada das outras partes.
 
Atenciosamente.
 
Mustafa Goktepe
READ FULL STORY • COMMENTS { 12 }
Ancelmo

Paz e respeito

Muita gente anda confundindo um princípio muito caro a todos nos -o direito de expressão- com o direito de dizer qualquer coisa caluniosa ou injuriosa a respeito de qualquer um.
Se o direito de expressão é sagrado, os direitos do indivíduo também são, e da mesma forma estão resguardados pela Constituição.
READ FULL STORY • COMMENTS { 5 }
foto 4

Eles me inspiraram Aisha

Eles são brasileiros e foram traficados para adoção ainda bebês, como aqueles que a gente vê em Salve Jorge. São deles (e de muitos outros), os depoimentos que  vocês viram na novela.
Agora eles vieram ao Brasil, em busca de suas familias. Vamos torcer por eles, por esse reencontro.
READ FULL STORY • COMMENTS { 3 }
Futuros Laureados

Salve Jorge repercute lá fora

READ FULL STORY • COMMENTS { 6 }

Vovô Turco

Os turcos são alegres e adoram dançar. Olhem só a perfomance desse vovô:
READ FULL STORY • COMMENTS { 2 }
materia1-nanda-costa-como-morena-em-salve-jorge

O efeito Morena

Quando criei a sinopse de SALVE JORGE e fiz de MORENA sua protagonista, sabia que estava comprando uma polêmica e tanto, porque era a primeira vez, na história das novelas, que uma típica garota classe C, nascida e criada numa favela, com os valores e os hábitos de uma favela, protagonizava. E em horário nobre! Uma ousadia e tanto.
Por isso foi tão importante, para mim, a escolha da atriz que a representasse. E tão feliz a opção pela Nanda Costa. Nanda tinha uma carreira sólida no cinema, alguns prêmios de melhor atriz no Brasil e no exterior, e trazia ainda a vantagem de ser um tipo genuinamente brasileiro e rosto pouco conhecido do público de TV, já tão cansado das repetições que nos, autores, também gostaríamos de poder evitar.
MORENA não é uma garota do subúrbio, um tipo que todos já nos acostumamos a ver desde sempre em todas as novelas. Ela vem do morro. Cresceu no fogo cruzado da policia com os traficantes,aprendendo a viver sempre em guarda,se protegendo de balas que podiam chegar de qualquer lado. Cresceu na batida do funk, no território da sexualidade precoce. Filha de mãe adolescente, foi mãe adolescente também -teve seu filho aos 14 anos, com um namoradinho que conheceu no baile funk. “Filho do fervo”, as meninas do Alemão resumiriam.
No seu mundo, tudo é luta. Ela está sempre alerta para se defender, seja da policia, seja dos bandidos, seja dos preconceitos do pessoal do asfalto,onde essas meninas são sempre discriminadas: olhadas com desconfiança e logo associadas a traficantes. Elas sabem disso, elas vivem isso no seu cotidiano. Então precisam de marra pra sobreviver. E não abaixam a cabeça. Enfrentam o preconceito sem se sentirem menores, conscientes de que nao tem culpa de terem nascido num pedaço da cidade que o Estado abandonou e deixou que o crime ocupasse.
Quem representa, em SALVE JORGE, o estranhamento que elas provocam quando convivem com outras classes sediadas no asfalto é dona Aurea, a mãe do capitão THEO. Ela gostaria de MORENA e enxergaria grandes qualidades nela, se  nossa personagem tivesse se mantido em seu quadrado. Mas Morena ultrapassou os limites do tolerável quando invadiu o espaço de dona AUREA, interferindo no namoro do capitão com uma moça “à sua altura”.
Dona Aurea expressa esse preconceito velado, tão característico nosso: “mas com meu filho, não”. Numa versão racista seria aquele célebre “tenho até amigos negros”, e na homofóbica “tenho até amigos gays”
Tomara que Salve Jorge suscite nas pessoas essa reflexão: todos enxergam sempre com muita simpatia os moradores das favelas e o fato de que, hoje, tenham acesso a bens de consumo, possam fazer viagens e comprar os mesmos eletrodomésticos que a classe média pode comprar. Mas e quando eles derrubam os muros e chegam pra fazer parte da sua vida?
Essa é a questão que proponho discutir através da personagem MORENA

READ FULL STORY • COMMENTS { 52 }
Delegada acredita que mãe do filho do goleiro Bruno está morta

a sentença de Macarrão e Fernanda

O desfecho do primeiro julgamento do caso Elisa Samudio dá o que pensar.
Homicidio triplamente qualificado,  torpe, covarde, merecendo 15 anos apenas de cadeia  para Macarrão (leia-se 12, porque os 3 relativos ao sequestro de Elisa e do bebê devem ser cumpridos em liberdade), e 5 para Fernanda, que depois de ver reconhecida pelo juri sua participação na trama para o assassinato de Elisa, saiu do tribunal livre, leve e solta.
Na base desse absurdo, está um desses afagos para criminosos bem caracteristico de nossas leis e da flexibilidade moral que nos rege: criminosos podem mentir, caluniar, injuriar, vale tudo em nome da defesa. E se forem espertos o suficiente para emplacar o que dizem… tem a impunidade legitimada!
Bruno e sua quadrilha fizeram isso durante desde o momento em que foram pegos: contaram todas as histórias da carochinha que lhes vieram à cabeça. A imprensa, por sua vez, ávida de material, divulgava os absurdos sem nenhuma crítica, sempre buscando semear  dúvida de modo a fazer render o assunto.
Elisa está viva? o menor que denunciou a trama fantasiou ou nao?  todas as especulaçoes foram feitas.
E embora a trama para o assassinato de Elisa estivesse, desde o inicio, clarissima para qualquer um que apelasse para um mínimo de bom senso, a dúvida se difundiu, tornando viável que Bruno e seus comparsas pudessem ser beneficiados por ela, saindo do tribunal sambando na cara da sociedade e prontos pra outra.
Por tudo isso, ainda que decepcionem as penas dadas a Macarrão e Fernanda, a juíza foi sábia aliviando a mão sobre Macarrão e garantindo, com a confirmação da morte de Elisa e a indicação do mandante, a condenação do resto do bando!
Nos Estados Unidos, mentir para a Justiça é considerado obstrução de justiça: Macarrão e Fernanda teriam pena bem mais elevada, só por conta disso. Aqui, a gente tem que “premiar”meias verdades!
http://www.hugogloss.com/tv/entrevista-gloria-perez/
















Pronto, falei! com Glória Perez














 



 






























Nenhum comentário:

Postar um comentário